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Diálogos de metodologia da ciência do direito: o método histórico na perspetiva de Savigny e Laboulaye
ALEX SANDER PIRES
GALILEU · e‑ISSN 2184‑1845 · Volume XXII · Issue Fascículo 1 · 1st January Janeiro – 30th June Junho 2021 · pp. 8‑30
mudança deste paradigma que antes vivia na consciência do povo, mas agora cessa de ser
acessível aos membros da nação?
Diante do novo paradigma, os jurisconsultos27 (Juristenstandes) são chamados a
determinar, com rigor, a aplicação dos princípios fundamentais que desde sempre estão
presentes na consciência do povo, mas que se tornaram obscuros, de difícil perceção.
Asugestão de Savigny (1840, p. 45) leva a dúplice constatação: a um, o Direito do povo
segue o caminho regular de desenvolvimento diante dos novos elementos; e, a dois, os
jurisconsultos devem representar o povo de que tomam parte.
Em sua atuação, os jurisconsultos respondem pela criação prática e direta do Direito
se obrigando a buscar na consciência geral do povo, de que são parte, os princípios fun-
damentais para formação do Direito positivo vigente, mas também exercem a função
científica ao terem que traduzir e integrá-lo independentemente de sua origem. Percebe-
-se, desde então, que a ciência passa a ser um elemento constitutivo do próprio Direito, e
quando aplicada em todas as manifestações jurídicas, induzem um todo orgânico.
A constatação leva a reflexão sobre o risco, em tempos modernos, dada a necessidade
de resposta às novas relações e à amplitude das matérias jurídicas, que desafiam a ela-
boração de códigos completos, os quais fixam o Direito no estado em que se encontram,
imobilizando-o, e o privando do desenvolvimento constante e sucessivo impostos pelo
progresso da Ciência (Savigny, 1878, p. 48).
27 Em atenção a importância dos jurisconsultos para a formação do Direito positivo a partir da mudança do para-
digma, esclarece-se que a opção pela tradução de Juristenstandes para jurisconsulto segue a sugestão de Jacinto
Mesía e Manuel Poley conforme tradução ao castelhano de 1878, com fundamento na mais extensa tradução
do instituto proposta originariamente, como se vê em: “As formas externas que a atividade dos jurisconsultos
assume são a imagem da cultura progressiva desta classe. Em primeiro lugar, dão conselhos em certos casos
especiais, concorrem para decisão em um processo (a), indicam as formas necessárias para a solenidade de um
ato, e os seus primeiros ensaios literários são geralmente compilações de fórmulas e instruções, inteiramente
práticas, sobre as formalidades necessárias para a preparação de atos solenes. Gradualmente, as suas obras ad-
quiriram um carácter mais elevado. A ciência começa a nascer, a ter a sua teoria e a sua prática: a sua teoria, nas
doutrinas expostas por livros e relatórios orais; a sua prática, nas decisões dos tribunais, que diferem dos antigos
julgamentos populares por instrução científica dos magistrados e pelas tradições estabelecidas nos colégios per-
manentes”, enquanto tradução livre e pessoal de: “Las formas exteriores que reviste la actividad de los juriscon-
sultos, son la imagen de la progresiva cultura de esta clase. Ante todo, dan consejos en ciertos casos especiales,
concurren á la decisión de un proceso (a), indican las formas necesarias para la solemnidad de un acto, y sus
primeros ensayos literarios son ordinariamente recopilaciones de fórmulas e instrucciones, enteramente prácti-
cas, sobre las formalidades requeridas para la confección de los actos solemnes. Poco a poco, toman sus trabajos
un carácter más elevado. La ciencia comienza á nacer, á tener su teoría y su práctica: su teoría, en las doctrinas
expuestas por los libros y los informes orales; su práctica, en las decisiones de los tribunales, que difieren de los
antiguos juicios populares por la instrucción científica de los magistrados y las tradiciones que se establecen en
el seno de los colegios permanentes” (Savigny, 1878, p. 47). Outrossim, em tempos atuais, define como qualquer
pessoa que tenha estudado o Direito para exercício de funções remuneradas, tais como magistrados, advogados,
escritores ou professores (Savigny, 1878, p. 71).